Acontece

Eventos

Curso de Agronomia realiza o 6º Agrotec

Evento reuniu acadêmicos, palestrantes e parceiros para debater novas tecnologias no campo.

Faculdade Integrado

publicado em 02/10/2017 17h59

O curso de Agronomia da Faculdade Integrado, em parceria com a C. Vale – Cooperativa Agroindustrial, realizou no sábado, 30 de setembro, a 6ª edição do Agrotec – Encontro Tecnológico de Agricultura (Manejo de Solos e Mercado de Grãos). O evento teve mais de 400 participantes, além de dez empresas colaboradoras.

Os docentes responsáveis pela organização do Agrotec, Daniela Alencar e Leonardo Pin Petean, explicam que as palestras são voltadas ao mercado de trabalho. “Os temas são decididos pelos professores juntamente com a C. Vale, que verifica a necessidade do mercado”, comentam eles. “A participação dos acadêmicos é importante para que tenham conhecimento de temas atuais, além da interação da teoria e prática da faculdade com o mercado fora da academia e a troca de experiência com as empresas parceiras”, lembra Leonardo. “É também uma oportunidade de verificarem o que as multinacionais estão fazendo”, complementa Daniela.

O gerente da unidade Campo Mourão da C. Vale e parceiro do 6º Agrotec, João Roberto Paludo, enxerga, nos alunos participantes, muitos futuros agrônomos e garante que a cooperativa tem, inclusive, interesse em trabalhar com aqueles que mais se dedicam. “Muitos também são filhos de agricultores e ajudam a fomentar ainda mais a agricultura no nosso município”, continua o gerente. Para ele, a parceria com a Faculdade Integrado dá certo porque é necessário trazer novas tecnologias. “Seja através dos nossos parceiros ou das falas dos palestrantes”, considera.

A coordenadora do curso, Nádia Cristina de Oliveira, vê como positivo a realização de mais uma edição do Agrotec. “O objetivo do evento é transmitir aos acadêmicos e demais participantes informações e novidades tecnológicas para o campo e, novamente, atingimos o objetivo”, finaliza. A Faculdade Integrado contou com o apoio de algumas empresas do setor agrícola: Timac, Bayer, Basf, Du Pont, Nufarm, Yara, Inquímica, Dow e Pionner.

Palestras

Duas palestras foram ministradas no 6º Agrotec. A primeira intitulada “Fundamentos e perspectivas de mercados de soja e milho", com Etore Baroni, consultor da INTL FCStone. A segunda foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcos José Vieira, que falou sobre “Manejo de Solos e Água - Onde Começa a Agronomia”. Para Marcos, um curso de Agronomia sempre tem que promover eventos que permitam, aos estudantes, o intercâmbio com palestrantes de fora. “Para que os alunos conheçam o mundo externo da faculdade e tenham uma visão mais ampla da Agronomia durante o período da graduação”, assegura.

Esse é o segundo ano que a acadêmica do 4º período, Gabriela Mazur, está presente no Agrotec. “Acho importante participar, porque aprendemos mais e melhor. Eventos como esse ampliam o nosso conhecimento”, diz.

Sorteio

Durante o Agrotec, foram realizados cinco sorteios, de duas cestas de hortaliças produzidas na horta da Faculdade Integrado, sob supervisão da professora Édina Batista da Silva, e três relógios oferecidos pela Du Pont. Os alunos sorteados foram Gabriel Camilo, Gilson Antônio G. da Costa, Wesley Monteiro, Nilson H. Agostini e Luiz Gustavo K. Câmara.