Acontece

Eventos

Enfermagem: Emoção marca a Cerimônia da Lâmpada

Evento finaliza o ano letivo do curso; mais de 40 acadêmicos participam

Faculdade Integrado

publicado em 05/12/2017 13h58

Para marcar o fim do ano letivo, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado promoveu a Cerimônia da Passagem da Lâmpada da 14ª turma a ser formada pela Instituição. O evento ocorreu no anfiteatro do câmpus e reuniu os formandos, acadêmicos do penúltimo ano de Enfermagem, além dos professores e familiares, na noite dessa segunda-feira (4).

A Cerimônia da Passagem da Lâmpada é uma homenagem à Florence Nightingale. A história conta que na Guerra da Criméia, a enfermeira tratava os soldados feridos oferecendo-lhes palavras de apoio para que tivessem o conforto necessário para sua recuperação. As visitas eram feitas durante a escuridão nas noites, onde ela levava sua lâmpada de azeite. Essa rotina concedeu à Florence o título de ‘dama da lâmpada’, e marcou a profissão, que passou a usar a lâmpada como seu símbolo.

Com homenagens e oração de agradecimento, a emoção tomou conta dos participantes do início ao fim da cerimônia. O evento tem como objetivo transmitir experiências para os próximos formandos. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um acadêmico para outro demonstra a continuidade da assistência de enfermagem. “Assim, rememorar a história é manter valores tão importantes de uma profissão, por isso justifica-se a realização desse evento no curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado, para ser mantida essa tradição, na qual, o graduando do último ano entrega a lâmpada acesa ao estudante que está iniciando o período de estágios curriculares, ou seja, recomendando que mantenha sempre acesa a chama do ideal”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Damiana Guedes.