Acontece

Eventos

Estudantes organizam atividade alusiva ao Dia do Farmacêutico

A data foi celebrada com uma ação de promoção à saúde.

Centro Universitário Integrado

publicado em 26/09/2016 09h18

Nesse domingo (25), foi comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Para lembrar a data, os acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Integrado estiveram, na sexta-feira (23), no Paraná Supermercados Família. O intuito era aferir a pressão arterial, verificar a glicemia casual e orientar a comunidade sobre o uso racional de medicamentos. O diabetes, por exemplo, é uma doença silenciosa que já virou uma pandemia. Segundo um relatório, divulgado em abril de 2016, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes.

Antônio Varolo, 67 anos, foi atendido e disse estar tudo bem. “Minha pressão é igual de menino”, afirmou, sem deixar de lembrar que realiza exames de check-up anualmente.   

O papel do farmacêutico é essencial e de grande responsabilidade social, já que ele promove a melhoria da qualidade de vida da população. A coordenadora do curso de Farmácia da Instituição, Ana Carla Broetto Biazon, incentiva a procura desses profissionais por parte da comunidade. “Eles realizam a atenção farmacêutica, que é o incentivo aos pacientes a aderirem ao tratamento e o esclarecimento de dúvidas em relação aos medicamentos”, pontuou a coordenadora.

Faculdade Integrado

O curso de Farmácia da Faculdade Integrado possui uma infraestrutura completa que conta com vários laboratórios, todos climatizados, dentre eles o de manipulação farmacêutica e o de análises químicas. O corpo docente é composto por mestres e doutores, que prezam pela pesquisa acadêmica e por projetos voltados à comunidade. “Os acadêmicos participam desses eventos e, com isso, estabelecem um contato com os pacientes, aprendem a se comunicar e a realizar a abordagem”, disse Ana Carla. A Instituição também possui uma farmácia escola, distribuindo gratuitamente medicamentos às pessoas de baixa renda.