Acontece

Eventos

Última edição do Conccepar conta com número recorde de resumos científicos apresentados

Evento premiou os melhores trabalhos de 16 cursos.

Centro Universitário Integrado

publicado em 26/05/2017 12h03 | atualizado em 06/06/2017 14h48

O VIII Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná (Conccepar) contou com diversas apresentações orais e de painéis, tanto de estudantes e professores dos cursos da Faculdade Integrado quanto de acadêmicos de outras instituições de ensino. Segundo Mariana Pavanelli, presidente da Comissão Científica do evento, o curso de Direito da Instituição foi o que mais enviou trabalhos (ao todo 299). O segundo lugar ficou com Engenharia Civil, com 101 projetos. No total, a Faculdade Integrado recebeu mais de 900 trabalhos, um número maior que o da edição passada do evento. “O que vemos de novo este ano são alunos do Ensino Médio participando como público, assistindo às apresentações orais e vendo os painéis. Isso é muito bom”, acrescentou Mariana.

Aline Natália de Santi, graduada em Biomedicina, participa do Conccepar há vários anos. Dessa vez, ela foi uma das autoras do painel “Efeitos de duas dietas hipercalóricas no perfil lipídico e estresse oxidativo em sangue de ratos wistar”, que foi premiado como melhor trabalho do curso. “É um tema muito interessante. As pessoas não têm conhecimento do risco que correm consumindo essas dietas. É um alerta”, afirmou. A biomédica ainda elogiou os trabalhos dos colegas e destacou que o Congresso é uma grande oportunidade para expor as pesquisas realizadas.

O projeto “A relação necessária entre ciência e comunidade: experiências com o projeto de extensão Cine-Psico Integrado”, dos autores Thaís Serafim, Bruno Marlon Pedroso e Aline Scaraveli, foi considerado o melhor trabalho do curso de Psicologia. Para Aline, a experiência foi muito boa. “É muito válido saber que projetos como o nosso são reconhecidos. O intuito é levar o conhecimento à comunidade”, disse a acadêmica. Já Bruno aproveitou para destacar a qualidade das palestras programadas para o evento

 

Confira abaixo a lista dos premiados:

- Administração: “Analisando o ‘campo de luta’ das organizações sob a perspectiva da antropologia econômica de Bourdieu”. Autores: Cristiane Marques de Mello.

- Agronomia: “Efeito do óleo de neem no manejo de nematóide das galhas em pepino em ambiente protegido”. Autores: Cesario Seide Miaki Neto e Cristiane Mendes da Silva.

- Arquitetura e Urbanismo: “Levantamento florístico da Praça Francisco Kanô e sua simbologia na cidade de Cianorte – Pr”. Autores: Roberta Mertz Rodrigues, Everton Nazareth Rossete Junior e Fabrício Ricieri Volpato.

- Biomedicina: “Efeitos de duas dietas hipercalóricas no perfil lipídico e estresse oxidativo em sangue de ratos wistar”. Autores: Marlizi Gali Falleiros, Aline Natália de Santi e Lilian Brites Campos Shimada.

- Ciências Biológicas: “Uso de espécies exóticas na arborização urbana do bairro Ilha Bela, Campo Mourão/PR”. Autores: Cristina Guilherme de Almeida, Hygor Tiago Tonette Procópio, Rafael Zampar e Thaisa Alves da Silva Pereira.

- Direito: “A guarda compartilhada: um diálogo sócio-jurídico”. Autores: Débora Nayane de Carvalho e Gabriel Carvalho dos Santos. 

- Educação Física: “Efeito da pré-temporada no estresse e recuperação de atletas de futsal”. Autores: Renata Luiza Farinon, Márcio Aparecido Rinaldo, Guilherme Guimarães Turquino e Victor Hugo de Freitas.

- Enfermagem: “Grupo de convivência para idosos com espaço para melhoria da saúde”. Autores: Giselle Fernanda Previato, Iara Sescon Nogueira, Lígia Carreira, Raquel Cristina Luís Mincoff, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera.

- Engenharia Civil: “Utilização da madeira na construção civil – perspectivas sustentáveis através do sistema wood frame”. Autores: João Carlos Nogarolli Silva, Marcus Vinicius de Almeida Cunha, Lucas Ribeiro da Costa, Cleverson dos Santos Araújo e Emanuely Velozo Aragão.

- Engenharia de Produção: “Distribuição de temperaturas em uma barra uniforme de aço inox com aplicação no ambiente computacional matlab utilizando o método de crank-nicolson”. Autores: Gustavo Henrique Marques, André Knoll Inforzato, Rafael Martini e Rubya Vieira de Mello Campos.

- Farmácia: “Seguimento farmacoterapêutico em pacientes polimedicados usuários da Farmácia Comunitária. Autores: Aline Aparecida Pereira Souza, Kelly Mesquita Ramos, Ana Carla Broetto Biazon e Tânia Pereira Salci Aran.

- Medicina Veterinária: “Concentrações séricas de cortisol em éguas durante manipulação reprodutiva”. Autores: Elena Carolina Serrano Recalde, Felipe Rydygier de Ruediger, Gabriela Nascimento Dantas, Eunice Oba e Eneiva Carla Carvalho Celeghini.

- Nutrição: “Atividade Antioxidante de chá e geleia de Hibiscus sabdariffa L. Malvaceae do comércio varejista de Campo Mourão – PR”. Autores: Mariane do Carmo Cavalcante Bezerra, Josiane de Morais, Maresa Custodio Molinari.

- Pedagogia: “Meu quintal é maior que o mundo: releitura de ‘O menino e o Rio’, de Manoel Barros. Autores: Haline Nogueira da Silva Domingues.

- Psicologia: “A relação necessária entre ciência e comunidade: Experiencias com o projeto de extensão Cine-Psico Integrado”. Autores: Aline Scaraveli de Oliveira, Bruno Marlon Pedroso e Thaís Serafim.

- Tecnologia em Estética e Cosmética: “Terapia Capilar: uma das diversas áreas de atuação do profissional em tecnologia em estética e cosmética”. Autores: Gabrielly Alves das Pereiras, Ivana Aparecida Teixeira Salvadori e Tiara Cristina Romeiro Lopes.